segunda-feira, 19 de julho de 2010

O Papel do Sindicato

Sabemos que todos os avanços sociais, mesmo que pequenos ou parciais, serão fruto de luta e da formação dos sindicatos. Nada será dado de mão-beijada pelo capital no nosso caso o governo e nada cairá do céu. Cada nova reivindicação apresentada pelos trabalhadores representa, num primeiro momento, a redução da taxa de mais-valia do patrão (Governo), mas no nosso caso servidores públicos, todas as conquistas representa melhora no atendimento ao público, estes que são os pagadores de impostos e logo quando bem atendidos terão uma satisfação recíproca, mesmo que passem a informação ao contrário. Por isso, depende de luta, de pressão organizada. A história da legislação trabalhista no mundo será a história da luta de classes, em que os sindicatos jogarão um importante papel.

Embora a atuação do sindicato seja para o trabalho reivindicatório e também político, ele também tem que oferecer aos associados benefícios, tais como, convênios médicos e odontológicos, assessoria jurídica e previdenciária entre inumeros convênios que poderiamos discriminar aqui. Cursos de aperfeiçoamento e formação continuada em parceria com a SEDF-EAPE, para um melhor preparo e atendimento ao público, conquistando assim respeito da comunidade, fortalecendo dessa forma a categoria. Hoje para uma reflexão melhor da categoria de assistência, tanto para os associados como não associados, sabemos que os nossos atuais representantes, alguns a mais de 20 anos no SAE, mesmo com o longo período que estão a frente daquele sindicato (SAE-DF), não estão procurando se aperfeiçoarem na pespectiva de alicerçar a força da categoria e construir um sindicato cada vez mais coeso. Existe naquele sindicato o comodismo e despreparo total. Hoje a realidade da categoria de Assistência à Educação é outra. A categoria esta mais informada e muitos aprofundando a sua formação acadêmica. Hoje temos vários graduados e outros já formados ou buscando formação em pós graduações, como especialistas, mestres e doutores. Sendo assim nós precisamos pensar em mudanças profundas no nosso sindicato. Essa é a nossa categoria, Auxiliares, Monitores, Apoio Técnicos, Secretários e Analistas, entre outros não citados.

Vale lembrar que no caso dos Auxiliares, o cargo está em processo de extinção, a medida que os cargos vagarem serão extintos, constituindo assim uma ameaça a estes servidores, que poderão ser redistribuidos para outros orgãos ou até mesmo colocados em disponibilidade.  

Um comentário:

  1. Uma coisa que sempre falei e alertei os "ditos" Diretores sobre esta possibilidade da formação superior e respectivas especilaização etc. Estes em suas negociações sempre levaram a os representantes da SE que os auxiliares estacionaram, como se não fizesse cursos,formação superior, especialização ETC. isto e um perca para quem estudou e continua estudando, por que nestas mudanças que o sindicato alega que foi uma maravilha para todos não foi incluido o Nível superior, isto motivaria que todos voltassem para os estudos e todos ganhariam, servidores e Secretaria alem de tambem os auxilares ocuparem cargos de nível superior em regionais, escolas, bibliotecas etc.

    Vamos lutar por um sindicato que respeite a categoria e entenda que queresmo fazer parte da Educação de acordo com nossas formações e inteções e não ficar parado esperando tudo cair do céu ou que algum político bonzinho faço tudo por nós, sem intesses.

    Uma alternativa SAE é muito importante, mas todos terão que sair do anonimato para que possamos discutir a realidade dos auxiliares.

    Leonires

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do Blog do Movimento Alternativa será moderado e não serão aceitas as seguintes mensagens:

1 - Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
2 - Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
3 - Que caracterizem prática de spam;
4 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

O Movimento Alternativa:

1 - Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog e se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor e por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
2 - Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Obrigado por sua contribuição.

A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE!!!

O Movimento Alternativa agradece!