sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Novas Turmas do Curso Profuncionário




O Instituto Federal de Brasília (IFB) oferta 1.334 vagas para os Cursos Técnicos de Formação Continuada em Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar por um período de 18 meses, visando a formação em serviço dos Servidores da Carreira Assistência da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).
 
O link para pré-inscrições estará disponível no site do IFB de 14 a 25 de outubro.
 
Para mais informações, clique aqui.



Comentário: LDB Art. 61.  Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são: 
I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;
II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas;
III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.

Os Servidores da Carreira Assistência estão inseridos no inciso III, sendo assim é de suma importância a realização deste curso para ser considerado profissional da educação. Gostaríamos que esse curso fosse também em nível superior, mas quem não tiver curso técnico voltado para a área de trabalho orientamos que o faça. Acreditamos que só os Secretários Escolares possuem curso técnico que foi solicitado no concurso. O restante dos servidores deverão fazer este curso.

8 comentários:

  1. Aviso para os colegas Técnicos de Gestão Educacional (TGE) que queiram fazer o curso PROFUNCIONARIO, Não entrem nesta roubada, este Curso foi criado para que os AUXILIARES possam ter mais uma gratificação (curso de 1200h), gratificação que de acordo com o SAE não é merecida por nós Técnicos, que inclusive nos garfou nos retirando a tabela de ESPECIALIZAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Colegas, exigir curso superior e pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) é direito nosso.
    Não há justificativa de não oferecer muito mais a Carreira Assistência.
    Não devemos ficar calados, os professores tem até direito a segunda graduação, nós apenas ficamos olhando.
    A LDB é explícita:

    Art. 62-A. A formação dos profissionais a que se refere o inciso III do art. 61 far-se-á por meio de cursos de conteúdo técnico-pedagógico, em nível médio ou superior, incluindo habilitações tecnológicas.
    Parágrafo único. Garantir-se-á formação continuada para os profissionais a que se refere o caput, no local de trabalho ou em instituições de educação básica e superior, incluindo cursos de educação profissional, cursos superiores de graduação plena ou tecnológicos e de pós-graduação.

    Qual o motivo da SEDF em não buscar oferecer graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado?
    Perguntem? Indaguem? Questionem?
    Será que ainda não tiveram acesso a Lei?
    Até o atual plano de Carreira prevê curso Superior e Pós-Graduação, com direito a afastamento remunerado:


    § 3º Fica garantido, anualmente, o afastamento remunerado de no mínimo 1% (um por cento) dos servidores da carreira Assistência à Educação do Distrito Federal, para a realização de cursos de graduação e pós-graduação, a título de formação continuada, respeitados os critérios de conveniência e oportunidade da Administração, em ato da Secretaria de Estado de Educação.

    Devemos exigir e cobrar esse direito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoiado Antônio! E o caso da terapia para servidores da CAE, ops, profuncionário, oferecido pela EAPE. Aquilo sim é uma falta de respeito. Os servidores vão para aula fazer desabafos, e as aulas ministradas por professores de Atividades da educação básica. Já tive vontade de perguntar para os meus professores (o meu curso é de Secretário Escolar) se ele sabe Estatística, e é em nível técnico. É dureza!!!!!!!!!

      Excluir
  3. Fiz um comentário e não foi publicado.Qual a razão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Abimael, tivemos um problema com o nosso computador. Queimou na chuva. Não temos pessoas profissionalizadas para mediar os comentários, por isso muitas vezes demora algum tempo para serem autorizados. Contamos com a paciência!

      Excluir
  4. Porque só o curso do PROFUNCIONÁRIO vale p/ pular barreira?Tenho um curso de Secretário Escolar,e não querem receber.Mas agora estão abrindo vagas p/ o mesmo curso.Favor nos ajude,pois são vários companheiros na mesma situação.Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abimael, outra falha do SAE na analise do plano de carreira. Lá esta explicito o Profuncionário. Mas qual a diferença para o curso de Secretario Escolar com 1200 horas? Precisamos mudar a Lei da reestrutura da CAE.

      Excluir
  5. Esse curso será custeado por quem, já que não é ofertado pela EAPE ?

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do Blog do Movimento Alternativa será moderado e não serão aceitas as seguintes mensagens:

1 - Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
2 - Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
3 - Que caracterizem prática de spam;
4 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

O Movimento Alternativa:

1 - Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog e se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor e por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
2 - Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Obrigado por sua contribuição.

A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE!!!

O Movimento Alternativa agradece!