quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A Escola de Governo (EAPE) e a Carreira Assistência à Educação



Por, Antonio Gomes da Costa Neto*

No Distrito Federal a EAPE é a Escola de Governo da Secretaria de Educação (SEDF), criada em 1997 (Lei n. 1.619), tem como destinação a capacitação dos Profissionais da Educação (Carreira Magistério e Carreira Assistência à Educação).

Atualmente, verifica-se a inexistência de Servidores da Carreira Assistência à Educação (CAE) no seu quadro de Professores Formadores, isso pode ser comprovado pelo requisito de ingresso estipulado nos Editais de seleção (04/2011 e 01/2013) e da simples visita a página da internet da EAPE.

Nessa discussão sobre o exercício da EAPE, podemos fazer uma sugestão que tem por objetivo atender ao sistema de ensino, bem como aos profissionais da Educação, além de garantir o bom funcionamento da Escola de Governo.

A medida mais salutar seria estabelecer na esfera da EAPE o artigo 100 do Regime Jurídico do Servidor (LC 840/2011) regulamentado pelo Decreto n. 33.871/2012, quando dispõe sobre pagamento da Gratificação de Encargo de Curso, como já está sendo aplicado na EGOV, ou seja, o servidor ministraria cursos fora da jornada normal de trabalho, garantindo a possibilidade de diversos servidores figurarem como formadores.

Com isso a EAPE disponibilizaria ao sistema de ensino os profissionais do magistério hoje em exercício naquela unidade, e através de processo seletivo, incluindo a Carreira Assistência à Educação, cujas atribuições são responsáveis pelos programas suplementares da área governamental de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

A ausência de servidores da Carreira Assistência à Educação no quadro de Profissionais não se coaduna com a função de uma Escola de Governo, e a proposta aqui elencada contribui para a qualificação dos Profissionais da Educação e para a sociedade.

 
* Antonio Gomes da Costa Neto é Técnico em Gestão Educacional, Doutorando em Ciências Sociais e Mestre em Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do Blog do Movimento Alternativa será moderado e não serão aceitas as seguintes mensagens:

1 - Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
2 - Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
3 - Que caracterizem prática de spam;
4 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

O Movimento Alternativa:

1 - Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog e se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor e por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
2 - Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Obrigado por sua contribuição.

A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE!!!

O Movimento Alternativa agradece!