segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A Biblioteca e o Profuncionário no Distrito Federal

Por, Antonio Gomes da Costa Neto*

Em 2015 foi noticiada a abertura de novas oportunidades para inscrição nos cursos do Profuncionário, são aqueles destinados a formação continuada dos Profissionais da Educação não docentes integrantes do quadro da Secretaria de Educação do Distrito Federal, tão somente nas seguintes áreas: Alimentação Escolar; Infraestrutura Escolar; Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar.

Quando da leitura do Cadastro Nacional de Cursos Técnicos, Eixo Tecnológico Desenvolvimento Educacional e Social, merece especial atenção o Curso de Técnico em Biblioteca Escolar, que também está inserido nas habilitações do Profuncionário do Ministério da Educação.

Da leitura do Edital de disponibilização de recursos pelo Ministério da Cultura, em favor dos Municípios interessados em fortalecer o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, têm como objetivo o apoio à instalação e modernização de Bibliotecas Públicas, demonstrando a correlação entre o Profuncionário e as Bibliotecas.

Nesse tocante até o ano de 2020 está previsto a instalação de uma Biblioteca em cada instituição de ensino (pública e privada), com a participação do Bibliotecário, consequentemente, na existência de Técnicos em Biblioteca Escolar.

Denota-se que a oportunidade está passando sem que o órgão da Educação do Distrito Federal, o Sindicato dos Trabalhadores, os Profissionais da Educação, Pais, Alunos e a sociedade como um todo não tenham acesso ao patrimônio da Biblioteca.

A Biblioteca é um bem destinado a todos, em tempos de alegada dificuldade financeira, ausência de espaços como as Bibliotecas é privar da difusão da Cultura e da transmissão do conhecimento, incluir o Técnico em Biblioteca Escolar no Profuncionário Distrital é pensar na frente e no bem comum para a sociedade.

Fica a sugestão.

* Antonio Gomes da Costa Neto é Técnico em Gestão Educacional, Doutorando em Ciências Sociais e Mestre em Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do Blog do Movimento Alternativa será moderado e não serão aceitas as seguintes mensagens:

1 - Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
2 - Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
3 - Que caracterizem prática de spam;
4 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

O Movimento Alternativa:

1 - Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog e se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor e por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
2 - Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Obrigado por sua contribuição.

A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE!!!

O Movimento Alternativa agradece!