Iremos pautar alguns pontos para avaliarmos a atuação desta Diretoria do SAE na gestão 2009 a 2012, lembrando que existem pessoas que já estão a mais de 20 anos a frente daquele sindicato, acompanhem:
1. A perda do retroativo dos tíquetes alimentação: No dia 14 de Setembro de 2009 foi julgado prescrito o processo dos tíquetes alimentação do qual perdemos definitivamente o retroativo dos mesmos sendo que até hoje não tivemos nenhuma explicação da atual Diretoria do Sindicato. Quem pagará a conta? De acordo com sentença proferida pelo Juiz, houve prescrição pela inércia e falta de preparo do Sindicato – SAE-DF. Confira a sentença.
2. As mobilizações do Sindicato: Na atual gestão relembramos quais foram às mobilizações coordenadas pelo SAE. No dia 13/11/2009, na Câmara Legislativa a Diretoria do SAE-DF convocou a categoria para garantir a aprovação do Projeto de Lei da Reestruturação da Carreira. O mais incrível era que o Projeto de Lei já tinha sido aprovado no dia 11/11/2009 em sessão ordinária. Mesmo assim a Diretoria convocou os profissionais de assistência à educação para aplaudir e agradecer a conquista à Deputada Eurides Brito pela aprovação do projeto em questão. Mostrando que realmente o SAE-DF estava na mão do Governo Arruda naquela época. Em 09/04/2010 o SAE convocou a Categoria para informar que tinhamos ganhado e já iríamos receber os 28,86%. O fato é que o processo esta na Justiça e até hoje o sindicato não quer ou não sabe explicar nada sobre o andamento do processo para a categoria. No dia 15/06/2010 foi marcada assembléia para prestação de contas, dia este que ocorreria o jogo da seleção brasileira na copa do mundo de 2010, qual seria o motivo da assembléia naquele dia? No dia 13/04/2011 o SAE convoca a categoria para assembléia, no mesmo dia da assembléia dos professores ficando sem nenhuma visibilidade e cobertura da imprensa. A assembléia seria sufocada pela dos professores. Naquele momento já sabiam que os professores iriam receber 13,83% de reajuste.
3. A Greve: Em 28/04/2011 a categoria decide entrar em greve, mas a Diretoria do SAE força o inicio apenas para o dia 09 de maio de 2011, 11 (onze) dias após de ser decretada a greve.
4. As estratégias do Sindicato na Greve: Confecção de milhares de camisetas para a base; Agressões verbais a Secretária de Educação, Regina Vinhaes, tomando-a como bode expiatório, como se a mesma tivesse autoridade para dar reajuste de salários; Agressões e ameaças aos não grevistas, chamando-os nos carros de som de pelegos. Esta prática só mostrou a falta de preparo para mobilizar e conscientizar a categoria da importância do movimento grevista naquele momento para a categoria.
5. O fim da Greve: A Diretoria desgastada por saber que não iriam conseguir nenhuma conquista com o movimento grevista, forçou o encerramento da greve apenas com promessas do Governo, das quais já existiam até mesmo antes da greve como propostas eleitoreiras.
6. As promessas: Algumas das propostas como o reajuste do auxílio alimentação, implantação do plano de saúde foram conquistas do movimento iniciado pelo SINPRO-DF, diga de passagem irão atender todos os servidores do GDF. Não pensem que a GATA (Gratificação de Apoio Técnico) irá representar algum reajuste salarial. Mesmo aumentando o vencimento, o valor do salário bruto com certeza permanecerá o mesmo no final. Se a mesma fosse incorporadas como alguns tem pensado teríamos um aumento salarial de mais de 50%.
7. Direitos suprimidos: De acordo com a Lei Distrital n.º 4458/2009 que reestruturou a carreira de assistência à Educação é previsto a regulamentação das especialidades criadas por ela, que após o curso de Formação de 300 (trezentas) horas no mínimo as suas atribuições seriam ampliadas e poderiam assim fazer jus de aumento de salário que é diferente de reajuste salarial. A incorporação da GATA dependendo da forma que for incorporada ao salário, poderia representar um aumento salarial. Devemos lembrar a categoria que o direito também permanece ao do reajuste salarial de 13,83% concedidos aos professores e policiais civis (referente à inflação acumuladas desde 2009, ou seja, as perdas salariais).
Caros Companheiros o SAE realmente precisa ser renovado não porque sua diretoria seja totalmente incompetente até porque não é verdade, convenhamos que nessa gestão "quase perpetua" vitórias foram alcançadas, mas tudo precisa ser renovado e o nosso sindicato não é isento a esta regra, ele precisa de ações e propostas que realmente atendam às atuais necessidades dessa categoria como: remenejamento, legalização da folga semanal entre outras prioridades que vão além dos gritos e desaforos desnecessários que infelismente presenciamos em nossas assembléias o SAE contra o Governo e com reciproca, educadores precisam vencer com educação, como lutar por respeito se não respeitamos o outro? Não estou defendendo o Governo, Sindicato ou quem quer que seja estou apenas dizendo que precisamos educar com atitude de educador. Saudações.
ResponderExcluirA incorporação da GATA tem efeitos na aposentadoria?
ResponderExcluirEngraçado que todos contavam com o aumento e vitória, inclusive este blog, agora estão percebendo o que vinha falando para todos, apesar de ter entrado na greve, sabia que havia um circo armado para enganar a categoria, que me conhece sabe do que estou falando, a diretoria do sindicato está pleiteando cargos no governo como vai ser contra e deixar uma greve como esta continuar, abram os olhos, estamos sendo enganados.
ResponderExcluir