terça-feira, 5 de agosto de 2014

Promotoria de Justiça de Defesa da Educação – Proeduc

A Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) foi concebida com a finalidade de tutelar o direito à educação, em sua acepção mais ampla. Além de defender a correta aplicação das extensas legislações federal e distrital sobre o tema, a Proeduc procura assegurar o acesso ao ensino, bem como sua regular manutenção e qualidade. Os trabalhos da Promotoria desenvolvem-se tanto em atuação pontual, quando se constatam irregularidades ou lesões a direitos, quanto em nível mais amplo, mediante diálogos com a sociedade civil, reuniões diversas, expedição de recomendações a entes públicos e privados, e outros.
A atuação da Proeduc restringe-se, todavia, à educação básica, que abrange os ensinos infantil, fundamental e médio. Compreende-se dentro destas duas últimas categorias, igualmente, a Educação para Jovens e Adultos (EJA), mais conhecida como ensino supletivo. A fiscalização da Promotoria abarca principalmente a defesa do rol de direitos previsto na Constituição Federal (artigos 205 a 214), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9.394/96) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/90, artigos 53 a 59).
·         Histórico
·         Atribuições
·         Estrutura
·         Boletins informativos
·         Recomendações
·         Legislação
·         Materiais informativos

FONTE: MPDFT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do Blog do Movimento Alternativa será moderado e não serão aceitas as seguintes mensagens:

1 - Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
2 - Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
3 - Que caracterizem prática de spam;
4 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

O Movimento Alternativa:

1 - Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog e se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor e por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
2 - Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Obrigado por sua contribuição.

A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE!!!

O Movimento Alternativa agradece!