quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Secretaria de Educação Substitui Monitores por Educador Social

Tem sido observado desde o início do ano a presença do Educador Social nas escolas em substituição ao Monitor de Gestão Educacional. O Educador Social recebe 25 reais por dia trabalhado que serve como uma contrapartida indenizatória para transporte e alimentação, o que dá uma média entre 450 reais por mês. Todavia, o que devemos questionar é se o Educador Social tem a mesma responsabilidade que tem um Monitor de Gestão Educacional? A resposta é não! Através de relatos dos membros das direções é notado que realmente isso não acontece. Segundo palavras de uma diretora de uma escola de Ensino Fundamental de Santa Maria eles “não tem nenhum comprometimento com os alunos especiais, faltam sem sequer dar uma explicação”.

Mas, o que realmente nos chama a atenção é que o SAE, o sindicato que representa a Carreira Assistência a Educação, não se posiciona a tal escandaloso fato. Em verdade, o SAE desde a criação do cargo Monitor Educacional não tem acompanhado este seguimento. De fato, para a direção do SAE esse seguimento tem sido considerado como um filho bastado, não tendo nenhuma comunicação com o grupo. A falta de preocupação do SAE com os nossos Monitores de Gestão Educacional tem sido tão grande que por eles o cargo já teria sido extinto. E isso pode ser observado na própria página do SAE. Não encontramos artigos relevantes sobre esses servidores de suma importância à categoria de assistência à Educação do DF.

Na falta de representatividade por parte do SAE os Monitores de Gestão Educacional se organizaram e criaram AMO-DF, Associação dos Monitores do Distrito Federal. Isso é um reflexo do que está acontecendo com estes servidores e é apenas o vislumbre do que acontece com toda a Carreira Assistência à Educação. Estamos sem representatividade, tivemos várias derrotas nos últimos quatro anos.

O Movimento Alternativa acredita que todos os seguimentos da Carreira Assistência a Educação devem ser representadas pelo sindicato e que isso não é nenhum favor é OBRIGAÇÃO. Agentes, Técnicos, Monitores e Analista, todos são importantes para o processo educacional e que a educação não se restringe à Carreira do magistério. Renovar é preciso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do Blog do Movimento Alternativa será moderado e não serão aceitas as seguintes mensagens:

1 - Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
2 - Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
3 - Que caracterizem prática de spam;
4 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;

O Movimento Alternativa:

1 - Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog e se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor e por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
2 - Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.

Obrigado por sua contribuição.

A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE!!!

O Movimento Alternativa agradece!